Ao adquirir produtos da Rede de Comércio Justo e Solidário, você está apoiando o trabalho de grupos e associações formadas especialmente por mulheres, que constroem sua autonomia, sustentam suas famílias e movimentam a economia das comunidades locais.
A Rede de Comércio Justo e Solidário propõe outra forma de pensar o consumo, a partir de um compromisso social, da justiça de gênero, da promoção do associativismo e da solidariedade.
Desde sua criação, em 2000, a FLD apoia, via o Programa de Pequenos Projetos, iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda e de grupos de economia solidária. Uma das maiores dificuldades identificadas pelos grupos é a comercialização. Assim, surgiu o sonho e a ideia – aproximar, de um lado, empreendimentos da Economia Solidária, parceiros da FLD e, de outro, pessoas e comunidades que, através da compra de produtos, estarão exercendo a solidariedade.
A iniciativa também promove outra forma de consumo, mais consciente e responsável, aproximando consumidoras e consumidores de empreendimentos que produzem de forma associativa.
Formação é mais um item previsto no projeto. Além de potencializar processos educativos, de sensibilização para o consumo e adoção de hábitos sustentáveis, a FLD promove a justiça de gênero e a gestão democrática, por meio de atividades de formação junto aos empreendimentos vinculados à rede.
Promover o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, por meio da criação de uma rede, e despertar a responsabilidade social em consumidoras e consumidores. Promover a justiça de gênero e a gestão democrática.